Melatonina como Alternativa no Manejo da Doença de Parkinson

Estudos Científicos
03/mai/2024

Melhora os Parâmetros Metabólicos, Capacidade Antioxidante e Escores da Doença


Doença de Parkinson

Benefícios da Melatonina

A Doença de Parkinson é uma desordem neurodegenerativa, comumente considerada como um distúrbio do sistema motor caracterizado por rigidez, tremor em repouso, bradicinesia e instabilidade postural.

 

Melatonina na Doença de Parkinson

Tem crescido o interesse pelo uso de melatonina como potencial agente terapêutico em doenças neurológicas, como a DP, acidente vascular cerebral e Doença de Alzheimer.


Alguns estudos demonstraram que os níveis de melatonina pela manhã em pacientes com DP eram maiores comparado ao grupo controle, o que é um índice de severidade da DP.


O exato mecanismo desse aumento dos níveis de melatonina permanece incerto. No entanto, uma vez que a DP é caracterizada pela degeneração irreversível dos neurônios dopaminérgicos, uma possível explicação para esse aumento durante a progressão da DP é que a restauração dos níveis de melatonina é uma tentativa de neuroproteção, mesmo que em estágios tardios.


Evidências tem apresentado os efeitos benéficos da administração de melatonina na função cerebral em modelos animais e em humanos de DP.

 

®    Um estudo demonstrou que a melatonina melhorou significativamente os parâmetros bioquímicos e comportamentais em ratos com DP;

®    Além disso, ela também protegeu contra os déficits comportamentais, perda de dopamina e estresse oxidativo no modelo de homocisteína da DP;

®    Em outro estudo, a administração de melatonina em indivíduos idosos resultou em melhora de certos aspectos da função cognitiva e qualidade do sono subjetiva reportada;

Já em indivíduos com DP, a administração de melatonina foi associada a redução significativa da atividade da ciclooxigenase-2 e níveis de lipoperóxidos.

Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado foi conduzido com o objetivo de avaliar o impacto da suplementação de melatonina no perfil metabólico e clínico em pessoas com Doença de Parkinson (DP).


Resultados

ü  A suplementação de melatonina reduziu significativamente os escores de Unified Parkinson's Disease Rating Scale (UPDRS) parte I, Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI), Beck Depression Inventory (BDI) e Beck Anxiety Inventory (BAI) comparado ao tratamento com placebo;

ü   Em comparação com o placebo, a melatonina resultou em redução significativa na Proteína C Reativa de alta sensibilidade (PCR-as) e aumento significativo na Capacidade Antioxidante Total (CAT) plasmática e níveis de glutationa total (GSH);

ü  Além disso, o consumo de melatonina reduziu significativamente os níveis séricos de insulina, Homeostasis Model Of Assessment-Insulin Resistance (HOMA-IR), colesterol total e LDL comparado ao placebo.

 

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que a suplementação de melatonina durante 12 semanas em pacientes com Doença de Parkinson teve efeitos favoráveis nos escores de UPDRS parte I, PSQI, BDI, BAI, PCR-as, TAC, GSH, níveis de insulina, HOMA-IR, colesterol total, LDL e a expressão gênica de TNF-a, PPAR-? e LDLR.

 

Referências bibliográficas

DANESHVAR KAKHAKI, R.; OSTADMOHAMMADI, V.; KOUCHAKI, E.; AGHADAVOD, E. et al. Melatonin supplementation and the effects on clinical and metabolic status in Parkinson's disease: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Clinical Neurology and Neurosurgery, 195, p. 105878, 2020/08/01/ 2020.


MELONI, M.; PULIGHEDDU, M.; CARTA, M.; CANNAS, A. et al. Efficacy and safety of the 5-Hydroxytryptophan on Depression and Apathy in Parkinson's disease: a preliminary finding. European Journal of Neurology, 27, 02/17 2020.







Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp